
LED 2 - Área da Programação e Robótica e a Área das Artes e Multimédia como promotores de metodologias ativas e suporte às aprendizagens turma ACD3 25/26
Apresentação
A disponibilização de equipamentos e tecnologias digitais nas escolas, no âmbito dos Laboratórios de Educação Digital, representa uma oportunidade significativa para transformar práticas pedagógicas e promover metodologias mais ativas e centradas nos alunos. No entanto, a presença de tecnologia por si só não garante inovação ou melhoria das aprendizagens. É essencial que os professores desenvolvam competências específicas para integrar eficazmente estes recursos nos seus contextos educativos, tirando partido do seu potencial para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. Neste sentido, torna-se fundamental investir em ações de formação que proporcionem experiências práticas e contextualizadas de uso pedagógico dos equipamentos disponíveis. Através de uma abordagem orientada para a aplicação concreta em sala de aula, estas ações permitem não só desenvolver confiança e proficiência digital nos docentes, como também alinhar as práticas educativas com os desafios da era digital, garantindo uma utilização intencional e pedagogicamente fundamentada da tecnologia ao serviço da aprendizagem.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Promover a integração pedagógica dos equipamentos dos Laboratórios de Educação Digital, incentivando mudanças nas práticas letivas que favoreçam metodologias ativas e centradas no aluno. - Desenvolver competências nos docentes para a utilização crítica e criativa de recursos tecnológicos, com vista à diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem. - Estimular a conceção e a partilha de materiais didáticos digitais adaptados aos diferentes contextos disciplinares e níveis de ensino, potenciando a colaboração entre professores. - Fomentar a reflexão sobre práticas educativas mediadas por tecnologia, promovendo ajustamentos conscientes nos procedimentos pedagógicos com base na eficácia e pertinência das ferramentas digitais disponíveis.
Conteúdos
- Exploração de equipamentos LED e respetivas potencialidades pedagógicas - Metodologias ativas com suporte tecnológico - Criação e adaptação de materiais digitais e interativos para diferentes contextos disciplinares - Planeamento e implementação de atividades pedagógicas com tecnologia digital
Metodologias
A ação será desenvolvida com recurso a uma metodologia predominantemente prática, centrada na exploração ativa e colaborativa dos equipamentos dos LED. Através de dinâmicas de "mão na massa", os participantes serão desafiados a experimentar diretamente os recursos tecnológicos disponíveis, em situações próximas da realidade letiva. O modelo de trabalho privilegiará o aprender fazendo, recorrendo a atividades orientadas por tarefas, resolução de pequenos desafios pedagógicos, e elaboração de propostas de aplicação em contexto de sala de aula. Serão ainda promovidos momentos de partilha e reflexão conjunta, que visam estimular o pensamento crítico sobre as potencialidades dos dispositivos digitais e a sua integração em práticas pedagógicas transformadoras. Esta abordagem visa desenvolver a confiança dos docentes no uso dos equipamentos e fomentar mudanças sustentadas nas suas práticas educativas.
Modelo
Preenchimento de questionário
Observações
ACD exclusiva para docentes do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo.
Formador
Paulo Sergio Rodrigues Nogueira