Alunos agitados e desatentos: práticas inclusivas em sala de aula turma C39-A1 25/26

Apresentação

Os desafios com que os docentes se confrontam, em sala de aula, nos primeiros anos de vida escolar dos alunos, muitas vezes, prendem-se com o recurso a práticas adequadas e com base na evidência, para os alunos que começam a manifestar comportamentos preditivos de dificuldades na aprendizagem. Estes comportamentos surgem no pré-escolar e estendem-se pelo percurso escolar, com maior impacto à medida que são introduzidos novos conteúdos curriculares e o nível de exigência aumenta. Coloca-se aqui a necessidade de serem desenvolvidas e aplicadas as estratégias adequadas junto desses alunos, tendo em conta as suas características individuais de desenvolvimento e de aprendizagem. Pretende-se aqui desenvolver o conhecimento e as ferramentas nos docentes, para criarem e operacionalizarem estratégias em sala de aula, promotoras do sucesso escolar e o bem-estar dos seus alunos, sendo esse o objetivo geral a atingir. As crianças que se enquadram em perfis de comportamento desatento e agitado apresentam, também, outras implicações, como por exemplo, a capacidade de memorização, planeamento, flexibilidade cognitiva, entre outras que integram os processos cognitivos e executivos, e têm impacto na aprendizagem. A identificação e intervenção atempada e ajustada, permite que o docente promova o máximo do potencial de aprendizagem dos seus alunos, para além de promover um ambiente organizado e de bem-estar geral na sala de aula.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.

Objetivos

Potenciar a compreensão sobre o uso de estratégias com base na evidência, em sala de aula; - Disponibilizar aos docentes, diferentes Práticas Pedagógicas. - Analisar as estratégias pedagógicas e a estruturação da sala de aula; - Incrementar o trabalho colaborativo entre os docentes na análise de práticas pedagógicas. - Operacionalizar/aplicar os conhecimentos adquiridos nesta formação, na prática pedagógica de cada um dos formandos;

Conteúdos

Conteúdos da ação 1. Ambientes Educativos Inclusivos. 1.1. Inclusão. 1.2. Equidade. 2. Diferenciação Pedagógica no contexto de Educação Inclusiva. 2.1. Diferenciação Pedagógica Inclusiva. 2.2. Modelo de Diferenciação Pedagógica segundo Tomlinson. 2.3. Diferenciação Pedagógica Inclusiva: potencialidades e barreiras. 3. Acomodações Curriculares. 3.2. Com recurso às orientações CADDRA (Canadian ADHD Resource Alliance). 4. Desenho Universal para a Aprendizagem. 4.1. Opções para o Envolvimento. 4.2. Opções para a Apresentação. 4.3. Opções para a Expressão. 5. Construção de planificações de atividades. Metodologias de realização da ação Das sessões síncronas: Esta ação é composta principalmente por uma abordagem prática, com trabalho colaborativo de grupo, visualização, leitura e reflexão dos materiais disponibilizados a pares, em pequeno grupo e em grande grupo. Apresentação e discussão dos resultados produzidos ao grande grupo. Contudo, haverá em todas as sessões, um momento com recurso a uma abordagem mais expositiva e esclarecedora.

Metodologias

Das sessões síncronas: Esta ação é composta principalmente por uma abordagem prática, com trabalho colaborativo de grupo, visualização, leitura e reflexão dos materiais disponibilizados a pares, em pequeno grupo e em grande grupo. Apresentação e discussão dos resultados produzidos ao grande grupo. Contudo, haverá em todas as sessões, um momento com recurso a uma abordagem mais expositiva e esclarecedora.

Avaliação

- Participação na apresentação/discussão/debate e construção do trabalho realizado ao longo das sessões; - Elaboração de relatório final individual reflexivo (1 página). - A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativade 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos; Regular: 5 a 6,4 pontos; Bom: 6,5 a 7,9 pontos; Muito Bom: 8 a 8,9 pontos;

Modelo

Preenchimento de questionário pelos formandos e pelo formador cujo tratamento estatístico é alvo de análise pela Secção de Formação e Monitorização e pelo Conselho de Diretores.

Bibliografia

Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA): Canadian ADHD Practice Guidelines, 4.1 Edition, Toronto ON; CADDRA,2020 Os Desafios da Criança com PHDA, no 1º Ciclo EB: estratégias para professores em sala de aula. Revista EducaçãoInclusiva, 9(1), 15-20. Maia, Vítor & Freire, Sofia. (2020). A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus. 10.020003. 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1147 O Desenho Universal para a Aprendizagem e a Perturbação do Espectro do Autismo: Que desafios esperam os alunos e professores no 1º Ciclo do Ensino Básico? Revista Educação Inclusiva, 10(1), 19-25

Formador

Elisabete Cristina Pereira Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 02-10-2025
Fim: 04-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131359/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: À distância

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