A diferenciação pedagógica na sala de aula: reagir para incluir turma C40-A1 25/26

Apresentação

Este curso de formação objetiva conceptualizar a diferenciação pedagógica enquanto medida de suporte à aprendizagem e à inclusão de base universal, concatenando processos formativos de conhecimento atualizado e de desenvolvimento profissional assentes numa formação contínua de qualidade, enquanto garante da premissa da missão da Escola - fazer com que todos aprendam. Porque “nenhum aluno pode ficar para trás” este desafio formativo de natureza teórico-prático passa, particularmente, pela aquisição/atualização do conhecimento sobre temas e subtemas dos referenciais das ações educativas (conceitos inerentes, problemas e desafios da sua aplicabilidade em diferentes contextos da prática profissional e pedagógica) e pela operacionalização de uma cultura intencional de pedagogia diferenciada. Destarte, a base do curso de formação é a participação ativa e efetiva dos formandos, assentes em processos reflexivos, colaborativos e dialógicos de apoio às práticas inclusivas, conforme o estipulado no Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, ancorado pelos demais normativos que orientam a inclusão nas nossas escolas. Acreditamos que nesta senda é possível contribuir para uma eventual mudanças de práticas pedagógicas e, sobretudo, para a autorreflexão sobre as mesmas, com vista a capacitarmos os docentes a agir quando as dificuldades dos alunos emergem, colmatando as dificuldades no imediato, e prevenindo a necessidade dos alunos beneficiarem de outras medidas da abordagem multinível mais restritivas.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

•Reconhecer o papel e o lugar da diferenciação pedagógica de forma integrada e holística na construção de culturas e práticas de escola inclusiva. •Operacionalizar a diferenciação pedagógica em sala de aula, à luz do Decreto-lei nº54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual. •Explorar os documentos legislativos (DL 54, DL 55, PASEO, AE) de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando a diferenciação nos seus diferentes níveis de ação curricular: conteúdos, processos e produtos. •Analisar práticas pedagógicas diferenciadas ancoradas em evidência científica; •Contribuir para a mudança de procedimentos, envolvendo dinâmicas ativas em sala de aula que incluam Todos numa lógica multinível. •Refletir sobre as diferentes características de ambientes pedagógicos promotores da diferenciação pedagógica. •Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes, incluindo dos trabalhos elaborados, para reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre docentes.

Conteúdos

1. Narrativa da Educação inclusiva: Diversidade e Diferenciação Pedagógica (2 horas) 2. O que é a Diferenciação Pedagógica na abordagem multinível – definições e características (3 horas) 3. A ação curricular da Diferenciação Pedagógica (3 horas) 4. Aulas tradicionais vs aulas diferenciadas (4 horas) 4.1 Fluxos de Aprendizagem Diferenciada 5.Reagir para incluir: Estratégias pedagógicas diferenciadas (2 horas) 6.Especificidade da Diferenciação Pedagógica vs Desenho Universal para a Aprendizagem (2 horas) 7. Construção de projetos curriculares diferenciados - Pedagogia diferenciada e a sua aplicação pedagógica em contexto de sala de aula (9 horas).

Metodologias

-Sessões plenárias de formação em grande grupo destinadas à apresentação dos conteúdos pela formadora, análise e discussão dos mesmos, clarificação, sistematização e aprofundamento de conceitos, e reflexão sobre as práticas pedagógicas em articulação com as temáticas dos conteúdos. - Sessões de trabalho em pequeno grupo destinadas à exploração de materiais, seleção e realização de tarefas relacionadas com os conteúdos, elaboração de propostas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula, reflexão sobre as características de ambientes pedagógicos de diferenciação pedagógica e análise de diferentes estudos de caso. - Sessões plenárias destinadas à discussão dos trabalhos e produtos de reflexão produzidos pelos formandos ao longo das horas de formação ou de trabalho prático de aplicação dos conhecimentos.

Avaliação

A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10, de acordo com o ECD, Regime Jurídico da Formação Contínua e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. O instrumento de avaliação utilizado será uma reflexão individual com número limitado de carateres A avaliação dos formandos docentes é contínua, participada por todos os intervenientes. As dimensões de avaliação são: a participação e o trabalho individual, com as seguintes ponderações: Participação, interesse e motivação nas atividades – 30% Qualidade do trabalho individual – 40% Relatório crítico final individual do trabalho desenvolvido – 30% Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores. O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2 do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DL nº 75/10, de 23 de Junho: Excelente 9 a 10 valores Muito Bom 8 a 8,9 valores Bom 6,5 a 7,9 valores Regular 5,0 a 6,4 valores Insuficiente 1,0 a 4,9 valores

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores deste CFAE

Bibliografia

. Henrique, M. (2011). Diferenciação Pedagógica: da Teoria à Prática. Cadernos de Investigação Aplicada, 5, 167-186. . Perrenoud, P. (1999). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Porto Alegre: Artmed Editora. . . Tomlinson, C. A. (1999). The differentiated classroom: Responding to the needs of all students. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development Google Scholar. . Tomlinson, C. A., Allan, S. D. (2002). Liderar projectos de diferenciação pedagógica. Edições Asa LP. . Tomlinson, C. A. (2008). The Goals of Differentiation. Educational Leadership. 66 (3) p. 26-30

Formador

Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 17-04-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 21-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 24-04-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 28-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 30-04-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 05-05-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 06-05-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
9 13-05-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
10 15-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 14-04-2026
Fim: 15-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-127454/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: À distância

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