Realidade aumentada e virtual na sala de aula turma C43-A1 25/26

Apresentação

Este curso de formação pretende incentivar os docentes a integrarem nas suas aulas diversas aplicações educativasrelacionadas com a realidade aumentada e virtual. Tendo em conta o desafio com que os docentes se deparam no sentidode se atualizarem profissionalmente, serão dadas a experimentar ferramentas que promovam metodologias de ensinodinâmicas em contexto de sala de aula. A realização deste curso justifica-se também pela crescente necessidade dos docentes promoverem aulas dinâmicas eenvolventes, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, acriatividade e a colaboração. Em suma, pretende-se o dar a conhecer aos docentes uma diversidade de aplicações educativas que poderão adequar-se aos mais variados programas disciplinares e atividades de sala de aula, bem como, propiciar um espaço de reflexão conjunta sobre a mudança e consolidação das práticas educativas atuais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhespermita desenvolver estratégias de implementação de ferramentas digitais de forma criativa na sala de aula, recorrendo àrealidade aumentada e à inteligência artificial. São objetivos específicos: - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e utilização de ferramentasdigitais com recurso a realidade aumentada e inteligência artificial; - estimular a criatividade dos alunos através da arte; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental: - Assemblr – criar e personalizar modelos em 3D - CoSpaces - espaços em 3D - Quiver - ver desenhos em 3D - ArtSteps – galerias em 3D - Google Lens – ferramenta que utiliza a câmara do smartphone

Metodologias

A formação realizar-se-á em formato e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.Cada sessão organizar-se-á com uma apresentação dos conteúdos e propostas de atividades. Os formandos terãooportunidades de trabalho individual e/ou em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas integradoras de carácterprático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências e conhecimentos prévios dosformandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão. Em específico, na componente de trabalho síncrono, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais síncronas, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha de resultados.

Avaliação

Para que o seu trabalho possa ser avaliado, os formandos terão de assistir a um mínimo de dois terços das sessões presenciais. A avaliação contemplará a realização de trabalhos individuais e de um trabalho de grupo que será apresentado oralmente por todos os elementos, ambos incidindo sobre as ferramentas de realidade aumentada e virtual a aplicar em contexto de sala de aula. Dos trabalhos elaborados nesta ação valorizar-se-á: - O empenho e a participação ativa dos formandos no processo de formação, tendo em consideração a pertinência, a qualidade e o rigor das suas intervenções; - A reflexão crítica sobre a importância da formação no desenvolvimento pessoal e profissional do docente; Da ponderação de todos estes fatores resultará a avaliação quantitativa dos formandos, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: - Excelente — de 9 a 10 valores; - Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; - Bom — de 6,5 a 7,9 valores; - Regular — de 5 a 6,4 valores; - Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.

Modelo

Preenchimento de questionário pelos formandos e pelo formador cujo tratamento estatístico é alvo de análise pela Secção de Formação e Monitorização e pelo Conselho de Diretores.

Bibliografia

Churches A. (2009), Edorigami, blooms taxonomy and digital approaches. Disponível em:https://www.yumpu.com/en/document/read/31996905/blooms-digital-taxonomy-educational-origami-wikispaces Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030 (2019). Quadro Dinâmico de Referência deCompetência Digital para Portugal. Disponível em: https://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/qdrcd_set2019.pdf Lucas, M. & Moreira, A (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Disponível em:http://hdl.handle.net/10773/24983 Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME UNESCO. ICT Competency framework for teachers. Versão3. (2018). Paris: United Nations Educational,

Formador

Andreia Patrícia Neves Veloso Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 08-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 13-05-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 15-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 20-05-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 22-05-2026 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
7 27-05-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
Início: 06-05-2026
Fim: 27-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-132104/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: À distância

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