
Metodologias multissensoriais e inclusivas turma C31-A1 25/26
Apresentação
A Escola vive na atualidade um desafio constante no que concerne à crescente diversidade cultural, contextual, linguística e funcional das crianças e jovens e consequentemente à promoção efetiva de uma escola equitativa e de qualidade para todos (ODS 4). Os métodos, estratégias e materiais com desenho universal que garantam a todos os alunos o acesso igualitário a bens e serviços, num meio o menos restritivo possível, são ainda escassos. Em Portugal 20% das crianças e jovens manifestam algum tipo de dificuldade de aprendizagem na área da leitura e da escrita (EMPIS, 2017). A academia identifica a abordagem multissensorial, com desenho universal para a aprendizagem, como fortemente potenciadora de uma correta alfabetização e posterior sucesso escolar de TODAS as crianças e jovens. A aprendizagem com recurso a métodos e estratégias diversificados, alinhados com a neurociência cognitiva e com base fónica, têm sido fator instigador de maior sucesso no desenvolvimento de competências de literacia emergente e posterior rapidez na aprendizagem do alfabeto (Rose, 2000; Brites, 2020; Dehaene, 2022). Pretende-se que com esta formação os docentes desenvolvam competências que os permitam conhecer e aplicar metodologias multissensoriais e assim incluir todos os aprendentes, dando-lhe ferramentas práticas e úteis de literacia emergente e alfabetização multissensorial, incluindo diferentes formas de representação, expressão e envolvimento, segundo os pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (grafia convencional, Braille, LGP e abordagem fonética).
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930.
Objetivos
- Desenvolver competências que permitam: • Desconstruir o conceito de metodologias multissensoriais com Desenho Universal; • Conhecer metodologias multissensoriais e fónicas com Desenho Universal na aprendizagem; • Perceber como as crianças aprendem para adequar o currículo à diversidade de cada aluno; • Relacionar os princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) aos pressupostos da aquisição da fala (fonética e fonologia); da aprendizagem leitura e da escrita; • Perceber como as TODAS as crianças aprendem a falar, a ler e a escrever (inclui Língua Gestual e Braille); • Construir ferramentas diversificadas a utilizar nos contextos de aprendizagem; • Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno; • Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce; • Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos; • Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Conteúdos
Módulo I: Metodologias multissensoriais e inclusivas e o impacto na aprendizagem 1.1. Enquadramento conceptual; 1.2. Análise e discussão de casos práticos. Módulo II: O desenho universal para a aprendizagem (DUA) e as metodologias multissensoriais 2.1. Enquadramento conceptual; 2.2. Análise e discussão de casos práticos. Módulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação, expressão e envolvimento 3.1. Como o cérebro aprende; 3.2. Formas de processamento da informação (visual, auditiva e táctil/cinestésica); 3.2. Como flexibilizar o currículo às formas de aprendizagem. Módulo III: A aprendizagem da leitura e da escrita multissensorial 4.1. Processos de aquisição da fala; 4.1. Processos da aprendizagem da leitura (métodos globais, sintéticos e mistos); 4.2. Processo aprendizagem da escrita (métodos globais, sintéticos e mistos); 4.3. Fatores facilitadores do sucesso na aprendizagem da leitura e escrita (consciência fonológica, a perceção visual, auditiva e espacial; a memória sequencial; a memória no trabalho; a discriminação da figura fundo, a motricidade fina, e as competências socio emocionais); Módulo V: Operacionalizar o DUA em contexto da literacia 5.1. Exploração de metodologias DUA no desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva; 5.2. O Código Braille a aprendizagem de alunos cegos; 5.3. A Língua Gestual Portuguesa e a aprendizagem na comunidade surda e ouvinte; 5.4. Conhecer a Fonética e a fonologia para intervir e sinalizar precocemente. Módulo VI: O DUA como promotor de inclusão social e educativa 6.1. A planificação participada e flexível das atividades em sala de aula; 6.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento; 6.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e à competência. Autoavaliação
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividadesde prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas As sessões decorrerão com base num pluralismo metodológico, com o recurso a estratégias diversificadas, significativas emotivadoras, de forma a garantir o desenvolvimento dos objetivos delineados, numa vertente teórico/prática, a saber: - Sessões expositivas; - Utilização de elementos multimédia; - Apresentação e discussão de vídeos; - Pesquisa online; - Grupos de discussão; chat, fóruns; - Sessões práticas de partilha de experiências; - Trabalhos de grupo.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário deEstado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD,aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
Preenchimento de questionário pelos formandos e pelo formador cujo tratamento estatístico é alvo de análise pela Secção de Formação e Monitorização e pelo Conselho de Diretores.
Bibliografia
Alves, M. M., Ribeiro, R., & Simõ es, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola paratodos. Tecnologias da Informaç ã o em Educaç ã o, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educació n inclusiva. Có mo podemos hacer progressar laspolí ticas de educació n? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educació n inclusiva. De la exclusion a laplena participació n de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L. King-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199-201. Oliveira, R. (2018). Intervenção Multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem. Tese de Mestrado .Escola Superior de Educação de Coimbra. Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A Decifração. Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Ministério da Educação.
Formador
Celmira da Coneição Madureira Macedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-04-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 21-04-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 28-04-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 30-04-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 05-05-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 07-05-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 12-05-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 14-05-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 19-05-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 21-05-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
11 | 26-05-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
12 | 27-05-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |