Mente Sã, Professores Sãos turma T1
Apresentação
Num mundo em constante mudança, com desafios cada vez maiores, vividos a um ritmo cada vez mais acelerado, a necessidade e a importância de estarmos atentos ao nosso bem estar emocional, é cada vez mais urgente. Promover a Saúde Mental tem de ser uma missão contínua em qualquer contexto, nomeadamente escolar, pelas várias fases de desenvolvimento atravessadas pelos alunos. Para tal, precisamos de munir alunos e professores de ferramentas promotoras de Inteligência Emocional, que consequentemente, irão contribuir para um maior sucesso e desempenho escolar. O professor constitui, em colaboração com a restante rede dos alunos, um poderoso agente de mudança e desenvolvimento de competências emocionais e sociais, precisando também ele de desenvolver essas mesmas competências em si. Primeiramente, deve ser feito um trabalho interno, de autoconhecimento, através da exploração da autoconsciência e da autorregulação, para que posteriormente, exista capacidade de apoiar no desenvolvimento destas mesmas competências aqueles que estão à nossa volta. Com esta ação, procuramos desenvolver professores emocionalmente mais inteligentes e capazes.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário da Região de Viseu Dão Lafões
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Compreender os conceitos de Saúde Mental e Inteligência Emocional, bem como da sua importância em contexto escolar; • Conhecer os 4 domínios inerentes ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais, explorando cada um deles; • Explorar estratégias para gestão do stress e ansiedade, promotoras de inteligência emocional, para docentes; • Promover o Mindfulness como estratégia de regulação emocional.
Conteúdos
• Saúde Mental, na relação com a Inteligência Emocional • Inteligência Emocional e os seus domínios • Autorregulação e Gestão Emocional • Mindfulness
Metodologias
A abordagem das diferentes temáticas e a forma como a ação foi concebida, assenta na metodologia learning-by-doing, promovendo nos participantes um sentido de autonomia e experimentação, que se cruza com a teoria. Esta metodologia reflete-se igualmente nas dinâmicas individuais e interpessoais realizadas ao longo da sessão.
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da secção de formação e monitorização e conselho de diretores deste CFAE.
Formador
Daniela Oliveira Carreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |