IA na Escola: Como Lidar com este Novo Desafio? turma ACD4-24/25
Apresentação
Nesta ação, vamos explorar como integrar de forma equilibrada a tecnologia no ecossistema educativo, tornando-a numa extensão natural das nossas capacidades, enquanto também trabalhamos para integrar a inteligência artificial com empatia, ética e humanidade. Pretendo que este workshop seja um convite para reimaginar o futuro, onde a tecnologia serve como uma aliada poderosa, enriquecendo as nossas experiências, sem perder de vista os valores e princípios que nos tornam humanos. Prepare-se para uma jornada de aprendizagem imersiva e muito interativa, onde o digital e o ser humano se encontram e se potenciam mutuamente.
Destinatários
Docentes de todos os grupos de recrutamento do AE de Santa Comba Dão
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender a utilização da Inteligência Artificial na aprendizagem - Compreender a utilização da Inteligência Artificial nas tarefas administrativas docentes
Conteúdos
História da IA Conceitos fundamentais O prompt (instrução) e o seu contexto na escrita e diálogo com a IA Exercícios com o ChatGPT e Copilot Criação de imagens Criação de apresentações digitais Criação de músics A aplicação Magic School Avaliar na era da IA
Metodologias
Sessão prática de desenvolvimento de competências utilizando a modalidade de trabalho colaborativo online. O workshop está projetado para ser interativo e centrado nos participantes para facilitar uma discussão aberta e a partilha de ideias, sendo consistente com as abordagens modernas de aprendizagem profissional, que enfatizam a importância do diálogo, da reflexão e da aprendizagem colaborativa.
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores deste CFAE.
Observações
• Livro Base: BLACKBURN, P., BOS, J. E STRIEGNITZ, K. – Learn Prolog Now!, College Publications, Volume 7, 2006. RUSSELL, S. e NORVIG, P. – Artificial Intelligence: a modern approach, Prentice-Hall, 1stedition, 1995: • 2ndedition, paperback edition, 2003: • 3rdedition, 2010. Outros livros: COELHO, H. – Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. COSTA, E. e SIMÕES, A. – Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA, 2004: • 2ª edição, 2008. NILSSON, N. - Artificial Intelligence. a New Synthesis, Morgan Kaufmann, 1998.: • Livro base:RUSSELL, S. e NORVIG, P. – Artificial Intelligence: a modern approach, Prentice-Hall, 3rd edition, 2010. Outros livros:BRATKO, I: Prolog Programming for Artificial Intelligence, 4/E, 2012 , Addison-Wesley .COELHO, H. – Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.COSTA, E. e SIMÕES, A. – Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA, 2ª edição, 2008.NILSSON, N. - Artificial Intelligence. a New Synthesis, Morgan Kaufmann, 1998
Formador
Marco Alexandre Carvalho Bento
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |