COMO OPERACIONALIZAR O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA? turma ACD 3 24/25
Apresentação
Esta ACD visa contribuir para esclarecer os docentes do AETCF, de forma holística e sistémica, sobre a implementação contextualizada do paradigma do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na sala de aula, conforme o definido no plano de melhoria da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento e das linhas de atuação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI). Reforçando o compromisso da escola enquanto comunidade de aprendizagem com a inclusão, o DUA é uma opção metodológica intencional, que permite superar barreiras à atividade e participação dos alunos e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos. Nesta linha de atuação os docentes são desafiados a refletirem e a aplicarem na sua prática letiva materiais flexíveis e recursos literácitos de base universal, construídos colaborativamente à luz do DUA numa fase posterior em trabalho de departamento /equipas pedagógicas, criando assim dinâmicas que mobilizem os protagonistas internos para a discussão, a partilha e a formação. Destarte é expectável que a sua eficaz implementação contribua para a transformação e inovação que se almeja perante a diversidade e idiossincrasias que caracterizam a nossa Escola em pleno século XXI, volvidos 6 anos da publicação dos Decretos-lei nº 54 e 55 de 6 de julho, na sua redação atual.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar a comunidade educativa, valorizando a discussão pedagógica, a reflexão e a formação da comunidade educativa; - Apoiar a implementação no AETCF do Desenho Universal para a Aprendizagem como opção metodológica privilegiada; - Incentivar a planificação de projetos curriculares adequados à diversidade de todos os alunos ao nível das várias disciplinas; - Contribuir para a melhoria da construção de ambientes educativos inclusivos.
Conteúdos
1.O que é o DUA - conceitos e fundamentos. 2. Barreiras à aprendizagem e à participação. 3.Princípios do DUA - da interrogação à ação. 4. Planificação inclusiva à luz do DUA. 5. Exemplos práticos.
Metodologias
Método demonstrativo e reflexivo - exposição teórico-prática e com recurso a ferramentas digitais, a vídeos e outros recursos; Enquadramento de conceitos através de exemplos reais e casos práticos; Partilha de experiências e análise crítica dos recursos apresentados
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores deste CFAE.
Bibliografia
- Alves, M., Ribeiro, J. & Simões, F. (2018). Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: Investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder. Journal of Social, Technological and Environmental Science v.7, n.2, 225-251. - Pró-inclusão (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: Trilhos Inclusivos Rumo ao Sucesso Educativo. Dossier Temático organizado e coordenado por Maria Manuela Alves. Revista Educação Inclusiva, Vol.9 N.º1, I-XX. - Rose, D. H., Meyer, A. (2002). Teaching Every Student in the Digital Age. Alexandria: Association for the Supervision and Curriculum Development. Disponível em: http://www.cast.org/teachingeverystudent/ideas/tes/
Observações
Esta ação tem como destinatários docentes dos níveis de ensino acima referidos em exercício de funções no AE de Tondela Cândido de Figueiredo.
Formador
Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |