A construção de percursos de ensino, aprendizagem e avaliação com suporte na inteligência artificial: Operacionalização didática de avaliação pedagógica turma ACD 1 24/25
Apresentação
A chamada inteligência artificial, sobretudo sob a forma dos chatbots emergentes, insere-se de um processo de profunda transformação dos modos de ensinar e aprender em contextos formais como é o caso das escolas. Estamos a lidar com uma tecnologia que pode comportar, ao mesmo tempo, soluções inovadoras e novos problemas, com os quais inevitavelmente as escolas e os professores terão que lidar. Um dos domínios onde se verifica esta situação é a avaliação das aprendizagens: por um lado, a IA faculta mais possibilidades para uma avaliação mais formativa e personalizada, mas também acarreta necessidades de transformação das práticas, sob a pena paradoxal, servindo a IA para agravar os problemas de avaliação das aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Conhecer as bases de uma avaliação das aprendizagens como suporte da aprendizagem; - Identificar as vantagens e desvantagens do recurso à IA no âmbito da avaliação das aprendizagens; - Promover uma reflexão sobre o impacto da IA no trabalho docente e nos processos de ensino e aprendizagem; - Estudar situações de recurso à IA para promover a avaliação das aprendizagens. - Adquirir competências básicas para inscrever a IA de modo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.
Conteúdos
1 - O que é a inteligência artificial? (30 minutos) Atividade 1 – Quebra-Gelo: “A Máquina Humana” 2 - Quais os desafios integrar tecnologia de IA no ambiente educacional? (1h30min) Atividade 2 – Estudo de Caso: Implementação da Ferramenta de IA "SmartAssess" na Escola Comunitária de Vista Verde 3 - Como utilizar a IA para desenvolver uma avaliação pedagógica? (2h00min) Atividade 3 – Construção de uma tarefa ensino, aprendizagem e avaliação com suporte no Chat GPT
Metodologias
Metodologia expositivo-dialógica com recurso a trabalhos práticos. Dada a natureza e o formato da ACD (sessão síncrona a distância), a ACD desenvolver-se-á através da apresentação e clarificação dos principais conceitos e processos associados à avaliação criterial, sendo os formandos incentivados a participar dialogicamente em momentos de debate e de realização de atividades específicas.
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores deste CFAE.
Observações
Conrad, D., & Openo, J. (2018). Assessment Strategies for Online Learning. Engagement and Authenticity. AU Press. Khan, S. (2024). Brave New Words. How AI Will Revolutionize Education (And Why That's A Good Thing). Penguin Books. Machado, E. A. (2023). O trabalho docente na era digital. Porto Editora. Polson, N., & Scott, J. (2020). Inteligência Artificial. Como funciona e podemos usá-la para criar um mundo melhor. Vogais.
Formador
Eusébio André Costa Machado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |