Inteligência Artificial na Educação: Potenciando a Aprendizagem com Plataformas Inovadoras turma 6 24/25

Apresentação

A realização de uma ação de formação focada nas novas aplicações da IA e ML na Educação, com ênfase em plataformas inovadoras como ChatGPT, DALL-e e outras, é fundamental para poder integrá-las estrategicamente nos planos de atividades das escolas e nas suas atividades letivas. Esta formação visa principalmente diretores de agrupamentos escolares, delegados de grupo e líderes em TIC, proporcionando-lhes competências necessárias para orientar as escolas na adoção dessas tecnologias avançadas. Isto permitirá capacitar estes profissionais a conduzir a incorporação eficaz da IA e do ML no ambiente educacional, promovendo o entendimento, a responsibilização e a aplicação prática destas ferramentas no âmbito do seu contexto escolar. Esta formação transcende o simples uso tecnológico, abordando o impacto que a IA e o ML podem ter no processo educativo. Incorporar essas discussões e aptidões tecnológicas no currículo e práticas educacionais permitirá preparar melhor professores e alunos para os desafios futuros, incentivando uma compreensão profunda dos princípios éticos e responsabilidades associadas ao uso da tecnologia. Isto garantirá que a próxima geração esteja equipada não só com conhecimento tecnológico, mas também com a capacidade de aplicar esse conhecimento de maneira crítica e ética. A ação de formação proposta é essencial para capacitar os educadores e, por extensão, toda a comunidade escolar, no aproveitamento consciente e responsável das potencialidades da IA e ML.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial..

Objetivos

• Capacitar os docentes a identificar e utilizar ferramentas e plataformas emergentes em IA e ML, mantendo-se atualizados com inovações tecnológicas contemporâneas, equipando-os com habilidades práticas para integrar IA e ML nas suas práticas. • Introduzir discussões sobre questões éticas e de responsabilidade na utilização da IA e ML. • Permitir que os profissionais saibam como realizar planos de implementação e suporte destas tecnologias nas suas instituições, entendendo os impactos e implicações da IA e ML no mundo moderno e estimular o pensamento crítico, lógico e analítico nos professores e alunos, compreendendo como a IA influencia decisões e a sociedade

Conteúdos

Sessão Síncrona #1 (3 horas) • Conceitos, evolução e aplicações de IA e ML o Definição e conceitos de IA e ML o Teste de Turing, sistemas periciais e primeiros conceitos de utilização de IA o Distinção entre aprendizagem supervisionada vs não supervisionada o Conceitos e aplicações das diferentes técnicas e algoritmos de IA e ML o Evolução recente da Inteligência Artificial e Machine Learning: redes neuronais, deep learning e LLM o Aplicações atuais e futuras da IA e ML em contexto escolar e na sociedade em geral • Discussão/debate com os formandos sobre a utilização da IA e ML o Numa perspetiva do seu impacto na sociedade em geral atual e futura o Numa perspetiva de utilização nas práticas docentes e contexto escola • Enunciado pedindo a realização de um primeiro trabalho assíncrono e autónomo individual sobre a caracterização genérica de uma plataforma de IA e/ou ML à escolha do formando e as suas possíveis aplicações em contexto educativo ou na sociedade Período de Trabalho Assíncrono / Autónomo (3 horas) Sessão Síncrona #2 (3 horas) • Apresentação do primeiro trabalho autónomo por parte dos formandos • Discussão/debate com os formandos sobre conceitos explorados na formação e como podem e devem ser aplicados no contexto das atividades educativas e de aprendizagem Sessão Síncrona #3 (3 horas) • Exploração e utilização prática de plataformas e ferramentas de IA e ML o Programação em Data Science: Python e R o Plataformas e ferramentas de Data Science: H2O, DataRobot, Azure ML, Azure Cognitive Services, NaturalReader, Suno, Cortana, Alexa, SIRI, ChatGPT, Perplexity, Microsoft Copilot, Google Gemini, DALL-E, AudioPen.ai, Duolingo, Spread the Sign, Pictory, Diffit, Quizizz, Magic School, Mizou, ZeroGPT Sessão Síncrona #4 (3 horas) • Continuação e conclusão da exploração e utilização prática de plataformas de IA e ML • Abordagens sobre adoção e implementação destas tecnologias nas instituições de ensino (escolha das tecnologias, repositórios de recursos, regulamentos de utilização, planeamento financeiro, etc.) • Enunciado pedindo a realização de um trabalho final autónomo individual sobre planeamento, promoção e adoção de tecnologias de IA e ML nas instituições de ensino Período de Trabalho Assíncrono / Autónomo (7 horas) Sessão Síncrona #5 (3 horas) • Apresentação do trabalho final por parte dos formandos • Discussão/debate com os formados sobre os conceitos explorados na formação e como podem e devem ser aplicados no contexto das atividades escolares e de aprendizagem

Metodologias

a) Das sessões síncronas: Apresentação dos conteúdos da ação por parte do formador • Utilização de recursos digitais em formato multimédia por parte do formador para apresentação dos conteúdos • Realização de tarefas por parte dos formandos, baseadas em fichas de trabalho presencial • Apresentação por parte dos formados dos trabalhos realizados na componente não presencial b) Das sessões assíncronas: • Realização de um trabalho em formato digital focado na abordagem e compreensão de uma tecnologia de IA e ML e a sua relevância para as instituições de ensino • Realização de um trabalho em formato digital focado em aspetos de planeamento, promoção e adoção de tecnologias de IA e ML nas instituições de ensino

Avaliação

• Avaliação contínua da componente presencial com acompanhamento por parte do formador na participação ativa e realização das tarefas propostas nas fichas de trabalho presencial • Avaliação dos dois trabalhos a realizar na componente não presencial / autónoma da formação • Avaliação do relatório crítico da ação de formação

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores deste CFAE.

Bibliografia

Stephen Wolfram, “O que faz o ChatGPT e como funciona”, Casa das Letras, 2023 Lino Oliveira e Mário Pinto, “A Inteligência Artificial na Educação – Ameaças e Oportunidades para o processo de ensinoaprendizagem”, Seminário organizado pela Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web (LTSIW) do Departamento de Informática da Escola Superior de Media Artes e Design, Instituto Politécnico do Porto, 18 Abril 2023, relatório de conteúdos disponível em https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/22779/1/LIV_LinoOliveira_2023.pdf Cláudia Meirinhos, “Práticas Educativas de Inteligência Artificial no 1º Ciclo do Ensino Básico”, Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para obtenção do Grau de Mestre em TIC na Educação e Formação, Instituto Politécnico de Bragança, 2022, disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/26344/1/Cl%C3%A1udia%20Sofia%20Oliveira%20Macedo%20Meirinhos.pdf Martin Ford, “O Futuro da Inteligência Artificial”, Bertrand, 2022 Chen Qiufan e Kai-Fu Lee, “Inteligência Artificial 2041”, Relógio D’Água, 2023

Formador

Ricardo Jorge Ribeiro dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
3 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 13-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
5 04-12-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
Início: 09-10-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125387/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: À distância