Adaptações Curriculares Não Significativas: Mais um Papel para Arquivar? turma ACD 4 PND
Apresentação
Esta Ação pretende contribuir para a procura incessante da qualidade das respostas à diversidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, desafiando os profissionais a encontrar estratégias personalizadas para todos acederem aos atuais referenciais curriculares. Torna-se premente refletir acerca das seguintes indagações presentes na atualidade educativa: Quais são os referenciais curriculares em vigor? Numa abordagem multinível, que medidas de gestão curricular existem? Como elaborar adaptações curriculares não significativas, considerando os referenciais curriculares?
Destinatários
Pessoal Não Docente do AE de Santa Comba Dão
Objetivos
. Refletir sobre os referenciais educativos que respondem à diversidade e pluralidade dos alunos, contribuindo para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos; • Capacitar os docentes para a identificação, implementação e avaliação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, assentes na intervenção multinível; • Distinguir as medidas de gestão curricular previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações da Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro e a Declaração de Retificação n.º 47/2019, de 3 de outubro; • Capacitar os docentes para a elaboração das adaptações curriculares não significativas, a partir das exigências e desafios concretos de cada grupo de recrutamento.
Conteúdos
Currículo e referenciais curriculares em vigor; • Aprendizagens Essenciais; • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; • Medidas de Gestão Curricular; • Procedimentos práticos para a elaboração das Adaptações Curriculares Significativas Não Significativas
Metodologias
Nesta Ação serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Serão privilegiados momentos de reflexão e de discussão em pequenos grupos e em plenário. Os docentes devem ser desafiados à melhoria das suas práticas pedagógicas, de acordo com os referenciais normativos em vigor.
Avaliação
Frequência obrigatória das 4 horas de formação
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadora
Bibliografia
DGE (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 24/01/2024
Formador
Maria Cristina Marques Ferreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Online assíncrona |