A Inteligência Artificial na Educação e o Património Cultural Digital – uma simbiose Educativa turma ACD13 23/24
Apresentação
A emergência de aplicativos de Inteligência Artificial (IA) no quotidiano é uma realidade e incorpora enormes desafios. Em finais de 2022 emerge, com forte impacto, uma ferramenta poderosa, o Chat GPT, que não sendo nova para muitos, ganha espaço na área da Educação e imprime apreensão a muitos. Associando esta temática ao património cultural digital, e à sua integração educacional, encontramos pontos comuns que facilitam o desenvolvimento de práticas de aprendizagem estruturantes e inovadores no seio destas duas temáticas. Se por um lado, nos últimos três anos foram dinamizadas diversas ações de formação de capacitação digital para que todos os docentes se tornassem mais competentes na integração e no desenvolvimento da atividade pedagógica, as ferramentas digitais. Contudo, a AI é algo muito diferente e desafiador. É importante compreender de que forma podemos explorar as ferramentas assistidas pela AI na primeira pessoa e como poderemos orientar os alunos para que usufruam desta ferramenta, sem prejudicar o seu processo de aprendizagem. E que em todo este processo o docente mantenha as suas funções de ensino, como é desejável. Por outro lado, a combinação destas duas áreas através da plataforma Europeana é uma mais-valia para as práticas pedagógicas que incluam a integração da IA.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Temos que imperioso que a Escola reflita sobre o impacto da Inteligência Artificial (AI) nos processos de aprendizagem e de comunicação do aluno, bem como nas metodologias de avaliação, umas das formas frutuosas de o fazer é através da exploração do património cultural digital. Assim, será que esta inovadora, avançada e disruptiva ferramenta representa uma ameaça real e significativa para a Escola cruzando com a temática do património? Na inevitável integração destas realidades no quotidiano da sala de aula importa: - conhecer as implicações dos atuais modelos de linguagem nos processos de aprendizagem e de investigação; - problematizar as questões que importam na utilização da ferramenta; - identificar e reconhecer o que integro no que produzo e acrescento; - potenciar a exploração do património cultural digital através da IA
Conteúdos
- O que é a IA e a Ia Generativa - A iniciativa Europeana Educação
Metodologias
Apresentação dinâmica dos conteúdos; Participação ativa dos participantes Dinâmica de debate e discussão sobre as temáticas da ACD
Avaliação
Frequência - Presença e participação na ACD
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formador e análise do tratamento estatístico em reunião da secção de formação e monitorização e conselho de diretores deste CFAE.
Bibliografia
Neves, M., & Holmes, W. (2021). Inteligência Artificial na Educação": Oportunidades e Preocupações" (1st ed.). Universidade do Maranhão - Brasil EDUFMA. Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in Education: Promises and implications for teaching and learning. http://oro.open.ac.uk/60255/
Formador
Marco António Brás Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |