XII COLÓQUIO "Inovar na Era da Inteligência Artificial: Desafios e Potencialidades no Ensino, Aprendizagem e Avaliação" turma Workshop 2

Apresentação

O Relatório da UNESCO destaca a Inteligência Artificial (IA) generativa como uma das principais inovações, capazes de transformar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, tendo os docentes começado a questionar potencialidades e desafios da mesma. De facto, a capacidade de trabalhar com IA será uma das competências-chave do século XXI, pelo que urge capacitar professores para conhecer e utilizar soluções existentes e emergentes nestas áreas, conducente à inovação pedagógica. Este Colóquio visa ser um espaço de formação/reflexão/partilha de estratégias a utilizar de forma inovadora por lideranças, professores e alunos, proporcionando à diversidade dos alunos atingir as áreas do PASEO, estimulando mais e melhores aprendizagens.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

- Refletir sobre conceitos e o estado da arte da Inteligência Artificial (IA) generativa; - Compreender a temática da IA-Generativa no contexto educativo salvaguardando a ética e responsabilidade na sua utilização; - Saber interpretar os desafios, oportunidades e preocupações no campo educativa da IA-Generativa; - Capacitar os docentes para a integração da IA-Generativa na prática pedagógica; - Refletir sobre práticas de ensino, aprendizagem e de avaliação à luz da IA-Generativa na Educação; - Capacitar os docentes a identificar e utilizar ferramentas e plataformas emergentes em IA visando aumentar o empenho e a motivação dos alunos; - Habilitar os docentes a desenvolver competências essenciais de IA nos alunos, incluindo em atividades multidisciplinares.

Conteúdos

Neste Colóquio serão abordados os seguintes conteúdos: ● O Contributo da IA para a Inovação Pedagógica, no ensino, aprendizagem e avaliação; ● Introdução à IA e à IA-Generativa; ● Modelos de IA-Generativa; ● Desafios no ecossistema da IA-Generativa: inteligência, conhecimento e criatividade; ● A IA-Generativa no campo educativo - desafios e oportunidades; ● Aplicações atuais e futuras da IA e ML em contexto escolar; ● Exploração e utilização prática de plataformas e ferramentas de IA e ML.

Metodologias

O Colóquio realizar-se-á em dois sábados de 2024, de acordo com a seguinte estrutura: Primeiro dia 11 de Maio de 2024: Manhã e tarde com conferências e painéis; Segundo dia 18 de Maio de 2024: Manhã com conferências e painéis. Tarde: workshops temáticos. Nas conferências/painéis, serão apresentados e debatidos conteúdos atuais e pertinentes alusivos à temática subjacente ao colóquio, por referências do mundo académico e científico, que partilham o seu elevado know-how e suscitam à reflexão. Os workshops serão dinamizados por académicos e/ou por professores que partilham as suas boas práticas e vivências em contexto escolar. As conferências/painéis realizar-se-ão em Plenário, com a totalidade dos formandos (até 250). XII COLÓQUIO "Inovar na Era da Inteligência Artificial: Desafios e Potencialidades no Ensino, Aprendizagem e Avaliação" 11 de maio de 2024 9.00- Sessão de abertura: Chefe de Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (DGE), Presidente Município de Mortágua, Diretor do AE de Mortágua, Diretora do CFAE-PB Conferência 1 9.30- A Escola na Era Digital: Capacitação Digital das Escolas Doutora Carla Barros Lourenço (Chefe de Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas-DGE) Moderadora: Diretora do CFAE-PB Pausa para café 10.20- Conferência 2 A Liderança Transformacional: O Papel das Lideranças numa Escola em Mudança Mestre Fernando Elias (Conselho Nacional de Educação) Moderador: Diretor do AE de Mortágua 11.25- Conferência 3 Inteligência Artificial: Desafios e Potencialidades no Ensino, Aprendizagem e Avaliação Professor Doutor Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) Moderador: Diretora do AE de Santa Comba Dão Almoço 14.00- Conferência 4 O Potencial da Inteligência Artificial em Contexto Educativo: Medos ou Desafios? Mestre Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra) Moderadora: Diretora do AE de Tondela Cândido de Figueiredo Pausa para café 15.45- Painel 1 IA: Da Inovação Pedagógica às Questões Éticas e de Cibersegurança IA: Ferramentas, Cibersegurança e Impacto no Processo Ensino e Aprendizagem Doutor David Oliveira (Escola Superior de Educação de Viseu) Metodologias Ativas com Inteligência Artificial Doutor Nuno Bastos (Instituto Politécnico de Viseu) IA na Educação: Recomendações e Questões Éticas Doutora Helena Gomes (Escola Superior de Educação de Viseu) Moderador: Diretor do AE de Tondela Tomaz Ribeiro 18 de maio de 2024 9.00- Conferência 5 Pode a Inteligência Artificial Contribuir para uma Avaliação ao Serviço das Aprendizagens? Doutor Eusébio André Machado (Coordenador Nacional do Projeto MAIA da Direção-Geral da Educação) Moderadora: Diretora do AE de Carregal do Sal Pausa para café 10.40- Painel 2 Práticas Inspiradoras: Ensinar, Aprender e Avaliar Inteligência Artificial na Educação: Desafios, Oportunidades e Preocupações Mestre Marco Neves (Agrupamento de Escolas da Batalha) Já se Questionaram o que Acontece quando os Robôs entram na Sala de Aula? Mestrando Paulo Torcato (Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide) STEM & STEAM: Práticas Inspiradoras Doutor Fábio Ribeiro (Coordenador da Academi@STEM Mangualde) Moderadora: Diretora do CFAE-PB Almoço 14.00-18.00- Workshops W1: Construção de percursos de ensino, aprendizagem e avaliação com suporte na Inteligência Artificial: operacionalização didática da avaliação pedagógica ( Doutor Eusébio André Costa Machado) W2: O Digital como Fator de Inclusão (Mestre Rui Manuel Neves de Campos Fernandes, Mestre André Alexandre Campos de Sousa Baptista Pereira e Mestranda Maria Clara da Rosa Cristino- CANTIC) W3: Uma (pequena) História? A Inteligência Artificial na Educação (Mestre Marco António Brás Neves) W4: Inteligência Artificial: Plataformas Potenciadoras do Ensino, Aprendizagem e Avaliação (Doutor Ricardo Jorge Ribeiro dos Santos) W5: Inteligência Artificial, Programação e Robótica em Contexto Interdisciplinar (Mestrando Paulo Jorge Nogueira Torcato) W6: IA, Tecnologia e Artes: Amplificando a Educação Artística (Doutoranda Bárbara Gaspar Cleto e Doutorando Alexandre David Cerqueira Torres) W7: Estimular o Ensino STEM com Recurso a Robôs da LEGO (Dr. Paulo Manuel da Silva Salvado Sanches) W8: Inteligência Artificial no Ensino, Aprendizagem e Avaliação das Línguas (Doutora Adelina Maria Carreiro Moura) W9: Programação e robótica para o 1º ciclo e pré-escolar (Mestre Raquel Cristina Pereira Costa e Mestre Paulo Alexandre Cunha Gomes) Sob o ponto de vista dos formandos, e de forma a garantir o número de horas necessárias para a acreditação (15 horas), frequentarão: - As sessões plenárias (Conferências) num total de 11 horas de formação. - Os Workshops num total de 4 horas de formação, focar-se-ão em subtemáticas complementares, de caráter predominantemente prático e colaborativo, decorrerão em simultâneo, em salas, com um número reduzido de formandos (máximo 30). NOTA: OS FORMANDOS INSCREVEM-SE APENAS NUM DOS WORKSOPS. Caso se tenham inscrito em mais do que um workshop, solicito que façam a escolha, ou seja, mantenham a inscrição no que mais gostam. e anulem as inscrições nos outros.

Avaliação

A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10, de acordo com o ECD, Regime Jurídico da Formação Contínua e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC; O instrumento de avaliação utilizado será uma reflexão individual com número limitado de carateres; A reflexão individual, deverá contemplar uma visão global e reflexiva do Colóquio, focalizando-se, numa segunda fase, nos workshops frequentados. Deverão ser anexados os trabalhos produzidos nos workshops; A avaliação dos formandos focaliza-se na qualidade da reflexão evidenciada na elaboração do Relatório Individual (grau de clareza, postura crítica, grau de profundidade, rigor científico, pertinência, expressão escrita) – 100%; O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2 do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DL nº 75/2010, de 23 de Junho: Menção qualitativa e menção quantitativa: Excelente - entre 9 e 10 valores Muito Bom - entre 8 e 8,9 valores Bom - entre 6,5 e 7,9 valores Regular - entre 5,0 e 6,4 valores Insuficiente - entre 1,0 e 4,9 valores No primeiro dia, na sessão plenária, haverá um espaço de apresentação do processo de avaliação dos formandos e sua participação na avaliação do Colóquio.

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e análise do tratamento estatístico em reunião da secção de formação e monitorização e conselho de diretores deste CFAE.

Bibliografia

Stephen Wolfram, “O que faz o ChatGPT e como funciona”, Casa das Letras, 2023 Lino Oliveira e Mário Pinto, “A Inteligência Artificial na Educação – Ameaças e Oportunidades para o processo de ensino-aprendizagem”, Seminário organizado pela Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web (LTSIW) do Departamento de Informática da Escola Superior de Media Artes e Design, Instituto Politécnico do Porto, 18 Abril 2023, relatório de conteúdos disponível em https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/22779/1/LIV_LinoOliveira_2023.pdf Cláudia Meirinhos, “Práticas Educativas de Inteligência Artificial no 1º Ciclo do Ensino Básico”, Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para obtenção do Grau de Mestre em TIC na Educação e Formação, Instituto Politécnico de Bragança, 2022, disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/26344/1/Cl%C3%A1udia%20Sofia%20Oliveira%20Macedo%20Meirinhos.pdf Martin Ford, “O Futuro da Inteligência Artificial”, Bertrand, 2022 Chen Qiufan e Kai-Fu Lee, “Inteligência Artificial 2041”, Relógio D’Água, 2023 Neves, Marco, Wayne Holmes, "Inteligência Artificial na Educação": Oportunidades e Preocupações", no livro "Pensamento Computacional, Robótica e Inteligência Artificial" publicado pela Universidade do Maranhão - Brasil EDUFMA.

Observações

W2- O Digital como Fator de Inclusão

Formador

Rui Manuel Neves de Campos Fernandes

André Alexandre Campos de Sousa Baptista Pereira

Maria Clara da Rosa Cristino

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-05-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 11-05-2024
Fim: 18-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACCC-123345/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Centro de Animação Cultural de Mortágua e AE de Mortágua