Adaptações Curriculares Não Significativas: Mais um Papel para Arquivar? turma ACD10 T4 23/24

Apresentação

Esta Ação de Curta Duração (ACD) pretende contribuir para a procura incessante da qualidade das respostas à diversidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, desafiando os profissionais a encontrar estratégias personalizadas para todos acederem aos atuais referenciais curriculares. Torna-se premente refletir acerca das seguintes indagações presentes na atualidade educativa: Quais são os referenciais curriculares em vigor? Numa abordagem multinível, que medidas de gestão curricular existem? Como elaborar adaptações curriculares não significativas, considerando os referenciais curriculares?

Destinatários

Professores do 1º, 2º e 3º Ciclos, Professores do Ensino Secundário e Professores da Educação Especial a exercer funções no AE de Santa Comba Dão

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Refletir sobre os referenciais educativos que respondem à diversidade e pluralidade dos alunos, contribuindo para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos; • Capacitar os docentes para a identificação, implementação e avaliação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, assentes na intervenção multinível; • Distinguir as medidas de gestão curricular previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações da Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro e a Declaração de Retificação n.º 47/2019, de 3 de outubro; • Capacitar os docentes para a elaboração das adaptações curriculares não significativas, a partir das exigências e desafios concretos de cada grupo de recrutamento.

Conteúdos

Currículo e referenciais curriculares em vigor; • Aprendizagens Essenciais; • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; • Medidas de Gestão Curricular; • Procedimentos práticos para a elaboração das Adaptações Curriculares Significativas Não Significativas

Metodologias

Nesta ACD serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Serão privilegiados momentos de reflexão e de discussão em pequenos grupos e em plenário. Os docentes devem ser desafiados à melhoria das suas práticas pedagógicas, de acordo com os referenciais normativos em vigor.

Avaliação

Frequência obrigatória das 4 horas de formação

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadora

Bibliografia

DGE (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 24/01/2024

Formador

Maria Cristina Marques Ferreira Simões

Início: 30-04-2024
Fim: 30-04-2024
Acreditação: ACD10 23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: Online