Referencial de Avaliação do AETTR e Práticas Pedagógicas: Conceção de um Percurso Formativo turma ACD7 23/24

Apresentação

Na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, as escolas sentiram a necessidade de se (re)organizar e (re)pensar internamente acerca dos processos pedagógicos que privilegiavam, bem como sobre o modus operandi e conceções em torno da tríade ensino, aprendizagem e avaliação. Reforça-se a convicção de que a avaliação, só fará sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. (…). A avaliação não pode nem deve ser percecionada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular. Assim, neste contexto de mudança, o AETTR tem feito o seu caminho e construído de forma participada e interventiva os seus documentos estruturantes, no âmbito da avaliação pedagógica. Neste momento urge (re)visitar e (re)centrar as conceções e práticas de avaliação pedagógicas em torno dos eixos estruturantes do referencial de avaliação construído para o AETTR. Esta ACD, visa contribuir para esses propósitos convidando os professores a refletir acerca da avaliação das aprendizagens e das suas práticas, alinhando-as com a política de avaliação inscrita nos documentos estruturantes do AETTR. Com a finalidade de se atingir estes pressupostos pretende-se construir um percurso formativo, participativo e dialógico com os professores do 5.º, 7.º e 10.º ano que contribua para um incremento de competências alicerçadas na construção de materiais passíveis de serem aplicados em contexto de sala de aula e no trabalho diário com os alunos, rumo a “uma escola de todos e para todos”.

Destinatários

Professores do 5.º ano, 7.º ano e 10.º ano do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro.

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

 Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo em torno da análise interpretativa e modus operandi do referencial de avaliação do AETTR.  Delinear estratégias destinadas a promover a concretização e desenvolvimento do referencial de avaliação atendendo às condições concretas do AETTR.  Produzir materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento do referencial de avaliação do AETTR.  Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão em torno da política de avaliação definida para o AETTR, visando melhoria contínua da qualidade do ensino, da aprendizagem e da avaliação.  Partilhar ideias, experiências, materiais e métodos que contribuam para a concretização e desenvolvimento do referencial de avaliação do AETTR.

Conteúdos

Relações entre o currículo, a pedagogia e a avaliação e suas implicações para a concretização e desenvolvimento referencial de avaliação do AETTR. Revisitar conceitos estruturantes da avaliação pedagógica tais como avaliação formativa, avaliação sumativa, feedback, autoavaliação, avaliação entre pares, avaliação holística, avaliação analítica, processos de recolha de informação e processos de classificação. Conceção de materiais, processos e estratégias que integrem os conceitos e ideias da avaliação pedagógica e que suscitem a sua utilização nas práticas pedagógicas, alinhadas com os pressupostos pedagógicos inscritos no referencial de avaliação do AETTR.

Metodologias

Apresentação/Reflexão/Partilha/Debate em torno dos conteúdos a abordar/explorar.

Avaliação

Frequência

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e pela formadora. Tratamento estatístico desses dados e avaliação pela Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores do CFAE-PB.

Bibliografia

Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2018). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In M. I. R. Ortigão, D. Fernandes, T. V. Pereira, & L. Santos (Org.), Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal. Perspectivas teóricas, Práticas e de Desenvolvimento (pp. 139- 163). Editora CRV. Machado, E. A. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Shute, V. J. (2008). Focus on formative feedback. Review of Educational Research, 78(6), 10-14.

Formador

Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-01-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 17-01-2024
Fim: 17-01-2024
Acreditação: ACD7 23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária de Tondela