Competências interdisciplinares à luz do digital turma ACD3T3Dig

Apresentação

No atual contexto educativo é solicitado aos professores que desenvolvam Domínios de Autonomia Curricular (DAC), de natureza interdisciplinar, e que promovam competências digitais nos seus alunos. Para isso, é essencial que os professores desenvolvam um conjunto de competências ao nível do trabalho colaborativo, potenciado pelo uso de ferramentas digitais, de modo a poderem implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem, promotoras da integração de saberes e diferentes áreas do conhecimento e do desenvolvimento de competências digitais nos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Refletir sobre dinâmicas de trabalho colaborativo, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, que promovam a qualidade do processo educativo; Conceber um DAC, suportado em trabalho colaborativo e interdisciplinar, que integre saberes de diferentes áreas do conhecimento e ferramentas digitais; Estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica de estratégias inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação.

Conteúdos

Aprendizagens Essenciais, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Domínios de Autonomia Curricular (DAC): desafios colocados à escola e aos professores. Linhas orientadoras para a planificação, implementação e avaliação das aprendizagens num DAC. Planificação de um DAC de natureza interdisciplinar que potencie o uso de ferramentas digitais.

Metodologias

Os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de um DAC.

Modelo

Avaliação da ação pelos/as formandos/as e pelos/as formadores/as através de questionários de satisfação.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/18, de 6 de julho, da Presidência do Conselho de Ministros (2018). Diário da República: I série, n.º 129. Lagarto, J., & Alaíz, V. (2019). Nos trilhos da flexibilidade curricular: O que vimos, ouvimos e refletimos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 41-66. Cohen, A., & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Raiz Editora. Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e estratégias de ação. Porto Editora. Cosme, A., Ferreira, D., Fernandes, J., & Neves, L. (2018). Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC): Estudo avaliativo da experiência pedagógica desenvolvida em 2017/2018 ao abrigo do despacho n.º 5908/2017. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Observações

Docentes do AE de Tondela Tomaz Ribeiro

Formador

Dorinda Henriques Valente Rebelo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-03-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
2 08-03-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
Início: 01-03-2023
Fim: 08-03-2023
Acreditação: ACD3Dig
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 5 h
Local: À distância