As Aprendizagens Essenciais na Operacionalização do Currículo dos Cursos Profissionais, à luz do digital turma 1 T9 22/23
Apresentação
As Aprendizagens Essenciais dos Cursos Profissionais homologadas pelo despacho n.º 7414/2020, de 24 de julho, foram construídas de acordo com “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória permitindo uma flexibilização e gestão curriculares, tendo em conta as especificidades de cada oferta educativa e formativa e tornando-se referenciais de base ao desenvolvimento curricular das disciplinas das componentes de formação destes cursos. Por sua vez, em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência, o Conselho Europeu faz aplicar uma recomendação (2020/C417/01) de 24 de novembro de 2020, a todos os estados membros, reconhecendo que os sistemas de ensino e formação profissionais inovadores e de elevada qualidade, constituem o elemento essencial para a adaptação à transição digital e ecológica. Reconhecendo-se a necessidade da atualização dos documentos curriculares relativos às componentes de formação sociocultural e científica, emerge esta ação de formação.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores da Educação Especial;Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores da Educação Especial;Professores do 2º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores da Educação Especial;Professores do 2º Ciclo;.
Objetivos
Refletir sobre Quadros de Referência Europeus e o enquadramento legislativo (Despacho n.º 7414/2020, recomendação do Conselho Europeu (2020/C417/01), PASEO, Plano de Transição Digital Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020). • Aprofundar conhecimentos científicos; • Refletir sobre a aplicação das Aprendizagens Essenciais no currículo dos Cursos Profissionais. • Desenvolver competências de intervenção a nível curricular e pedagógico nos Cursos Profissionais; • Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências digitais; • Partilhar praticas, fomentando o benchlearning e as parcerias na comunidade educativa. • Colaborar com as entidades promotoras de estágio profissional para a integração das ferramentas de trabalho em ambiente digital e promoção das competências digitais; • Dar suporte às iniciativas de inovação pedagógica com vista à sustentabilidade dos resultados escolares, revendo os programas e atividades, de modo a ajustar aos recursos digitais; • Promover a construção de cenários de aprendizagem (e-atividades); • Promover a utilização de plataformas digitais (classroom).
Conteúdos
1. Aprendizagens Essenciais no currículo dos Cursos Profissionais. 5h Quadros de Referência Europeus de Competências Essenciais e Enquadramento legislativo 2. PADD no EFP – plano de ação para o desenvolvimento digital 2h PADD, responsabilidades partilhadas com a Autarquia, autoavaliação, plano de melhorias. Autoavaliação SELFIE 3. Qualidade e Reconhecimento: | 2h Sistema e instrumentos EQAVET Monitorização de indicadores e relatório de progresso Dinâmicas digitais para o envolvimento da comunidade. • coprodução, para repensar e melhorar os serviços educativos • design thinking, para a resolução de problemas Duração Horas presenciais: 25 Nº de horas acreditadas: 25 Cód. Dest. 16 Descrição Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial DCP 16 Descrição Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial 12/07/22, 14:22 CCPFC - Gestão de Processos www.e-processos.ccpfc.uminho.pt/p2_acc_pend/imprimir.php?codigo=118104 2/3 4. Competências para a empregabilidade | 2h Empregos inovadores: cultura de inovação, indústria 4.0, inovação nos locais de trabalho, trabalho colaborativo, teletrabalho, avaliação do desempenho Empregos verdes: Competências digitais, percursos, progressos, potencialidades 5. Aprendizagens Essenciais: / 6h Brainstorming: prática na escola. Partilha de boas práticas. Refletir para a melhoria das práticas Repensar para melhorar o que se faz ao nível da escola, ou agrupamento de escolas de cada um. 6. Aplicação das Aprendizagens Essenciais no Cursos Profissionais: / 6 h Construção de uma e-atividade com base nas aprendizagens Essenciais dos Cursos Profissionais, ao nível de um módulo da disciplina
Metodologias
Método pedagógico interativo afirmativo com recurso a exercícios, análise de casos e estudos, prática simulada e prática em contexto de trabalho, utilizando métodos ativos de demonstração das metodologias e aplicação de instrumentos/ferramentas de trabalho.
Avaliação
Relatório individual e realização de uma e-atividade no âmbito das Aprendizagens Essenciais nos Cursos Profissionais, avaliados e classificados em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais Cartas Circulares do CCPFC e da DGAE sobre a avaliação e classificação da Formação Contínua de Professores.
Bibliografia
• EQAVET – Quality assuring work- based learning em: https://www.eqavet.eu/Materials-Resources/Publications • Guia para o processo de alinhamento com o quadro EQUAVET – http://WWW.qualidade.anqep.gov.pt/PDF/Guia_Alinhamento_EQUAVET/Guia_Alinhamento_QuadroEQAVET.pdf • Digital Education at School in Europe, Eurydice Report https://eacea.ec.europa.eu/nationalpolicies/eurydice/content/digital-education-school-europe_en.OCDE the Future of Education and Skills 2030 • Digital Education Action Plan (2021-2027) https://ec. Europa.eu/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_en • COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES relativa ao Plano de Ação para a Educação Digita https://eur-lex. Europa.eu/legal-content/pt/txt/?uri=CELEX%3ª52018DC0022
Formador
Ana Luísa Pinto da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 28-01-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 04-02-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 11-02-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-02-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 08-03-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Online síncrona |
7 | 29-03-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Online síncrona |