Gamificação e aula invertida: Novas tecnologias, novas práticas pedagógicas (Aprofundamento) turma 7-Turma1 22/23

Apresentação

Na definição e redefinição de estratégias em qualquer organização educativa, tal como a níveis mais concretos e próximos, até ao nível da sala de aula, o papel dos modelos de aprendizagem de diferentes formas, assume um cariz determinante, quer na definição de orientações, quer na alocação de recursos, quer na linha condutora de aulas, quer ainda na definição de percursos educativos para os alunos e planeamento constante por parte dos docentes. O curso servirá para os professores beneficiarem de uma introdução às pedagogias ativas num contexto de introdução do digital no ensino, considerando o papel do professor num contexto presencial, com a adaptação às tecnologias e aos espaços virtuais de apoio à concretização de aprendizagens.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores 3º Ciclo, Secundário e Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores 3º Ciclo, Secundário e Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores 3º Ciclo, Secundário e Professores da Educação Especial;.

Objetivos

Desenvolver as competências de literacia digital dos professores 2. Apresentar modelos pedagógicos ativos com a utilização de tecnologia 3. Potenciar a utilização dos recursos digitais em desenhos de pedagógicos híbridos 4. Compreender as potencialidades pedagógicas da utilização da tecnologia integrada em ambientes híbridos de aprendizagem 5. Desenvolver estratégias de articulação entre a pedagogia, o espaço e a tecnologia 6. Desenvolver estratégias de articulação entre o currículo e as soft skills por meio da tecnologia 7. Apoiar os professores na implementação de práticas pedagógicas num ensino híbrido.

Conteúdos

Módulo 1 - Uso de tecnologia educativa em sala de aula. Abordagem às potencialidades dos AEI, o espaço como potenciador de aprendizagens considerando a diferenciação pedagógica e a utilização das diferentes zonas de aprendizagem. (Dimensão ESPAÇO) Módulo 2 - Cenários de Inovação Pedagógica. Desenho e planificação de projetos colaborativos de escola e/ou turma considerando as dimensões (ESPAÇO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA). Módulo 3 - Ensino presencial, com integração do digital. Utilização de dispositivos móveis e respetivas aplicações em interação com painéis interativos (ActivPanel) do ESPAÇO considerando a PEDAGOGIA. (Dimensão TECNOLOGIA). Módulo 4 - Modelos pedagógicos de aprendizagem invertida e gamificação. Abordagem dos cenários de inovação pedagógica de aprendizagem invertida e gamificação, com aplicação prática relacionando com o ESPAÇO - (Dimensão PEDAGOGIA). Módulo 5 - Avaliação em ambiente online com o uso da tecnologia. A avaliação e a aferição ao longo do processo de aplicação dos cenários de inovação pedagógica considerando as três dimensões (ESPAÇO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA).

Metodologias

a) Das sessões presenciais/síncronas: Nos momentos presenciais serão sempre desenhados três níveis de intervenção: 1- Explicação interativa dos conceitos a serem trabalhados 2- Desenho de planos de intervenção utilizando os conceitos aprendidos 3- Construção dos materiais necessários à implementação do plano de intervenção b) Nas sessões assíncronas Interação com os conteúdos a abordar nas sessões síncronas e desenho de tarefas para reflexão nas sessões síncronas. No modelo assíncrono estarão disponíveis recursos de avaliação de aprendizagem online.

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável Os formandos serão informados que para a sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios - Participação nas sessões síncronas em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões assíncronas - Relatório de reflexão individual - eportefólio onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões síncronas e assíncronas

Bibliografia

Bergmann, J.; Sams, A. ( 2013) Flip Your Students' Learning. Educational Leadership, v. 70, n. 6, p.16-20. Disponível em http://www.ascd.org/publications/educational- leadership/mar13/vol70/num06/Flip-Your-Students'-Learning.aspx Bergmann, J.; Sams, A. (2012b) How the Flipped Classroom is radically transforming learning.The Daily Riff. Learning, Innovation & tech. Disponível em http://www.thedailyriff.com/articles/how-the-flipped-classroom-is-radically-transforming- learning-536.php Fulton, K. (2012) Upside down and inside out: Flip Your Classroom to Improve Student Learning. Learning & Leading with Technology, v. 39, n. 8, p. 12-17. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ982840.pdf Lateef, F. (2014). The Flipped Classroom: Viewpoints in Asian Universities. Education in Medicine Journal Wilson, S.G. (2013) The Flipped Class: A Method to Address the Challenges of an Undergraduate Statistics Course. Teaching of Psychology, Philadelphia, v. 40, n. 3, p. 193-199. Disponível em http://top.sagepub.com/content/40/3/193.full.pdf

Formador

Marco Alexandre Carvalho Bento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-01-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Online síncrona
2 15-02-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Online síncrona
3 08-03-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Online síncrona
4 29-03-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Online síncrona
Início: 18-01-2023
Fim: 29-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116768/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: À Distância