Mente Sã, Professores Sãos turma T1

Apresentação

Num mundo em constante mudança, com desafios cada vez maiores, vividos a um ritmo cada vez mais acelerado, a necessidade e a importância de estarmos atentos ao nosso bem estar emocional, é cada vez mais urgente. Promover a Saúde Mental tem de ser uma missão contínua em qualquer contexto, nomeadamente escolar, pelas várias fases de desenvolvimento atravessadas pelos alunos. Para tal, precisamos de munir alunos e professores de ferramentas promotoras de Inteligência Emocional, que consequentemente, irão contribuir para um maior sucesso e desempenho escolar. O professor constitui, em colaboração com a restante rede dos alunos, um poderoso agente de mudança e desenvolvimento de competências emocionais e sociais, precisando também ele de desenvolver essas mesmas competências em si. Primeiramente, deve ser feito um trabalho interno, de autoconhecimento, através da exploração da autoconsciência e da autorregulação, para que posteriormente, exista capacidade de apoiar no desenvolvimento destas mesmas competências aqueles que estão à nossa volta. Com esta ação, procuramos desenvolver professores emocionalmente mais inteligentes e capazes.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário da Região de Viseu Dão Lafões

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Compreender os conceitos de Saúde Mental e Inteligência Emocional, bem como da sua importância em contexto escolar; • Conhecer os 4 domínios inerentes ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais, explorando cada um deles; • Explorar estratégias para gestão do stress e ansiedade, promotoras de inteligência emocional, para docentes; • Promover o Mindfulness como estratégia de regulação emocional.

Conteúdos

• Saúde Mental, na relação com a Inteligência Emocional • Inteligência Emocional e os seus domínios • Autorregulação e Gestão Emocional • Mindfulness

Metodologias

A abordagem das diferentes temáticas e a forma como a ação foi concebida, assenta na metodologia learning-by-doing, promovendo nos participantes um sentido de autonomia e experimentação, que se cruza com a teoria. Esta metodologia reflete-se igualmente nas dinâmicas individuais e interpessoais realizadas ao longo da sessão.

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da secção de formação e monitorização e conselho de diretores deste CFAE.

Formador

Daniela Oliveira Carreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-12-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 19-12-2024
Fim: 19-12-2024
Acreditação: ACD7 24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Biblioteca Municipal de Tondela

INSCREVER-ME